CULTO ao VIVO : transmissão HOJE às 19h30

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

ABERTO AO APRENDIZADO

PDF Imprimir
Quebra gelo: O que você acha destas frases: “É o que nós já sabemos que muitas vezes nos impede de aprender” (Claude Bernard); "É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe" (Epíteto)

Texto base: Efésios 4.11-16 – 1Timóteo 4.13

Introdução: Tem coisas que Deus dá para nos ensinar, e outras que Ele só dá depois que a gente aprende! Estamos no ano do crescimento extraordinário e vale a pena refletir de que na dinâmica do mundo acelerado precisamos crescer no conhecimento do Senhor e na Sua forma de agir em nossos dias, tais como: a visão celular, a nova forma de louvor e adoração, a utilização de novas ferramentas de evangelismo, etc. “A certeza muda, a verdade não!” Como iremos reconhecer os nossos erros se não aprendermos o que é certo? Para isso precisamos conhecer algumas verdades que poderão nos ajudar a crescer, vejamos:

1 – DEUS USA PESSOAS PARA ABENÇOAR PESSOAS - O aprendizado é como o horizonte: não há limites! E é uma grande conquista quando aprendemos que estamos sempre aprendendo. É certo que o Espírito Santo nos guia e nos ensina, mas Ele sempre usou pessoas para abençoar as pessoas. A Bíblia enfatiza o ensino dos pais aos filhos (Dt 6.5-7; Dt 11.19; Pv 22.6); dos discípulos aos discípulos (Mt 28.19,20); líderes para líderes (2Tm 2.1,2); inclusive um dos cinco ministérios é o de ensino (Ef 4.11). Deus sempre valorizou o ensino. Cada dia um novo aprendizado. É assim que a gente cresce até chegar a estatura da plenitude de Cristo.
 
2 – É PRECISO SER ENSINÁVEL - “Aquele que quer aprender gosta que lhe digam quando está errado; só o tolo não gosta de ser corrigido.” (Pv 12.1-NTLH). Deus dá graça aos humildes (Tg 4.6) e “Humildade é sentar na primeira cadeira na sala de aula da sabedoria, e ser um eterno aprendiz.” (Pr Josué Gonçalves). Para ser ensinável é preciso ser humilde! Quando o Senhor tem um propósito nas nossas vidas, se não formos humildes e aceitarmos, Ele poderá agir de outras formas: “Jonas aprendeu mais na barriga do peixe do que muitos numa faculdade teológica!”  O nosso Deus é um Deus de vida (Jo 10.10), portanto, permita-se aprender! Quem para de aprender, para de crescer; quem para de crescer, começa a morrer.
 
3 – É PRECISO ESTAR SEMPRE APRENDENDO - “Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe.” (Pv 19.27-NTLH). Disse o poeta R. Ribeiro: “O aprendizado da vida nunca chega antes de um mergulho em si mesmo!” Aplicamos essa reflexão a nossa vida espiritual: como estamos diante de Deus? O Deus Todo Poderoso tem mais para me ensinar? Quando temos essa revelação logo nos esforçamos por aprender mais de Deus, razão pela qual temos: as células, os estudos bíblicos, a escola de Líderes, os cursos de Mestres, Levitas, Escatologia, CIV, etc.
 
Conclusão: Precisamos deixar o Espírito Santo nos usar para cumprir o Seu propósito. Crescer é aprender! “Ninguem é tão sábio que não tenha algo para aprender e nem tão tolo que não tenha algo para ensinar” (Blaise Pascal). O ensino é fundamental na caminhada cristã e deve ser transmitido de geração em geração até Jesus voltar. Você deseja crescer?