CULTO ao VIVO : transmissão em 21.04

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

VIVA A PÁSCOA

PDF Imprimir
Quebra gelo: Você sabe o significado da palavra “Páscoa”? Conhece a sua origem?
 
 
Texto base: Êxodo 12.1-14
 
Introdução: A Páscoa é uma festa judaica que teve origem na décima praga do Egito, quando o povo de Deus foi poupado da morte de seus primogênitos (Êx 12.29,30). Os hebreus estavam debaixo de uma rude escravidão egípcia e o clamor deles chegou aos ouvidos do Pai Celestial. Assim sendo, Deus escolhe Moisés como libertador e lhe orienta em detalhes, passo a passo para a liberdade. - Faraó tipifica Satanás e o Egito tipifica a dura vida de escravidão no pecado. Jesus veio ao mundo para nos libertar das garras do pecado. Portanto:
 
1 - A PÁSCOA É VIDA – Rm 6.23 – Ef 1.7 – Ef 2.1 

A palavra Páscoa vem do hebraico “Pesach” que significa “passagem”. O anjo da morte passou pelo Egito (1.462 a.C.) e quando via a marca do sangue nas portas dos hebreus, ele não entrava, ele as pulava, passava por cima, ou seja: passava sobre aquela casa poupando a vida de seus primogênitos (Êx 12.26,27). Páscoa fala de libertação, de salvação. Hoje somos salvos porque um dia Jesus derramou seu sangue por nós. Somos livres em Cristo Jesus! A Bíblia diz que a vida está no sangue (Lv 17.11). Através do sangue de Jesus passamos da morte para a vida (Jo 5.24). Nós temos a marca do Sangue! Temos a marca da vida! Viva a Páscoa!  
 
2 - CRISTO É NOSSO CORDEIRO PASCAL – 1Co 5.7-8 – Jo 1.29 – Is 53.7 

O cordeiro sacrificado pelos israelitas precisava ser sem defeito, macho de um ano e não podiam quebrar-lhe nenhum osso. O sangue do animal teria de ser espargido em ambas as ombreiras e nas vergas das portas das casas (Êx 12.7). Para que os primogênitos, tanto das pessoas quanto dos animais não fossem mortos, o cordeiro morreria no lugar deles. Da mesma forma, Jesus morreu no nosso lugar. Foi um ato profético onde as ombreiras (vertical) e as vergas (horizontal) representavam a Cruz de Cristo. João Batista confirmou isso ao olhar para Jesus e dizer: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”  Jesus o nosso Cordeiro Pascal morreu para você poder viver! Viva a vida! Viva a Páscoa!
 
3 - A RESSURREIÇÃO DE CRISTO É A NOSSA VITÓRIA – Lc 24.1-9 – 1Co 15.20-22 

Quase todos os ídolos do Egito eram semelhantes a algum animal, com feições humanas. A morte dos primogênitos, incluindo os animais, trouxe total derrota aos deuses dos egípcios pelo Deus dos hebreus. Da mesma forma, Jesus trouxe total derrota a Satanás sobre a vida dos Filhos de Deus (Jo 1.12). “Despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz” (Cl 2.12-15) Cristo foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação (Rm 4.25). A ressurreição de Cristo é a nossa vitória, ao ressuscitar, ele nos ressuscitou com Ele (Ef 2.4-7). Jesus ressuscitou! Você vive! Viva a Páscoa!
 
Conclusão – Vamos aproveitar a Páscoa para refletir no seu real significado para nós. Para os israelitas, a Páscoa é um memorial da libertação do Egito. Para nós, é a nossa libertação do pecado e da morte eterna, porque Cristo Jesus é o nosso Cordeiro Pascal. A Páscoa é vida! Viva a Páscoa!

Avisos – 26/04 Enc Mulheres - 03/05 Enc Homens - 10/05 Reencontro – 17/05 Enc Rapazes – 24/05 Enc Moças - Levar num dos cultos 1 Kg de alimento para o Esquadrão da Vida - www.igrejadoavivamento.com.br -