CULTO ao VIVO : transmissão em 31.03

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

REANIME-SE NO SENHOR

PDF Imprimir
Quebra-gelo: Você já sentiu suas energias completamente sugadas por alguma circunstância?
 
Textos: 1Samuel 30.1-20

Introdução – Todos nós sofremos lutas diárias distintas, porém temos um adversário em comum (1Pd 5.8). Diante de uma grande perda é natural agirmos como Davi e seus homens. Primeiro choraram muito, até não terem mais forças! (v.4). Depois sentiram amargura na alma. Davi muito se angustiou. Davi ficou em grande apuro, o povo falava até de apedrejá-lo (v.6).

Veja que interessante, a palavra “ânimo” vem do latim ANIMUS, que significa “alma, coragem, desejo, mente”, relacionado a ANIMA, “ser vivo, espírito, coragem, disposição” derivado do Indo-Europeu ANE-, “assoprar, respirar” (ação típica de todo ser vivo). O que o inimigo mais quer é roubar o nosso ânimo, porque sem ele, ficamos sem vida. Vejamos duas importantes verdades sobre o ânimo:

1 - SEM ÂNIMO NÃO TEMOS VIDA – 1Sm 30.1-6
 
Há ocasiões que esmagam a nossa alma, que corroem as nossas esperanças e nos jogam no chão. Existem desafios que sugam o nosso ânimo, quando isto ocorre precisamos de socorro (S.O.S.). Situações como: dores, perdas, medos, conflitos... geram cargas negativas que precisam ser compensadas pela Palavra de Deus. Quando notamos que algo está sugando a nossa fé, roubando o nosso ânimo, precisamos agir como Davi: “Se reanimou no SENHOR seu Deus” (V.6). Acredita-se que Davi tenha escrito a oração do Salmo 25 nessa ocasião.
 
  • Para que Jesus veio? Para que Jesus aparece? Veja João 10.10
  • Jesus já havia alertado seus discípulos em João 16.33
  • Hebreus 10.39 nos dá a fórmula para a conservação da nossa alma. A conservação da nossa alma está ligada à perseverança na fé, e é exatamente contra isso que o inimigo mais luta.
 
2 - O ÂNIMO RENOVA A VIDA  - 1Sm 30.7-20
 
Qual é a fonte renovadora? Consegue imaginar o estado emocional de Davi e seus homens?  O ânimo devolve a vida. Davi não ficou parado, ele recobrou seu ânimo, se levantou e foi atrás dos seus queridos familiares e demais bens. A Bíblia diz que ele recuperou tudo o que o inimigo havia levado. Como conseguiu? No lugar de se lamuriar, Davi buscou ao SENHOR (v.8). No lugar de ficar parado, Davi foi atrás do que era deles (v.9). Eles não apenas resgataram seus pertences, como também puderam tomar todas as ovelhas e vacas do inimigo (V.20). Deus reverteu a situação em bênçãos para Davi e seus homens. Qual era o segredo?
 
  • Davi sabia que o segredo era entregar os seus problemas para Deus (SL 37.5, 62.8)
  • Esperava pelo SENHOR, tinha bom ânimo e seu coração era fortalecido (SL 27.14)
  • Renovava as forças e vencia todos os inimigos em nome do SENHOR (SL 118.8-17)
 
Conclusão – Como está seu ânimo para romper em 2020? Sem ânimo você não tem vida! Faça como Davi, reanime-se no Senhor e viva um novo tempo, o tempo de romper em sua vida. Deus abençoe!


 
- Avisos –  CIV 13 a 16 de fevereiro – Akampa Teen 22 a 24 Fevereiro - www.igrejadoavivamento.com.br – 2020 TEMPO DE ROMPER -