Estudos para Célula
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Quebra gelo: Por que maio é considerado o mês da família? - Das noivas, das mães...
Texto base: Gn 1.27,28; Gn 2.18-24 e Gn 12.3
Introdução: No princípio, Deus disse faça-se e tudo se fez. Concluída a obra da criação, Deus agora, não apenas por palavras, mas com as próprias mãos, de uma forma especial, faz o homem à sua imagem e semelhança e o coloca num lugar de delícias chamado Jardim do Éden. Deus viu que o homem estava só e resolveu fazer-lhe uma auxiliadora idônea, e assim formou a primeira família na terra. E os abençoou dizendo: “Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem...” (Gn 1.28).
1 – A FAMÍLIA PERFEITA, FOI CONTAMINADA, MAS, PODE SER REGENERADA
Tudo o que Deus faz é bom! Ele criou a família perfeita. O propósito inicial de Deus era que o lar fosse uma extensão do céu. Contudo, entrou o pecado e a família também foi contaminada. Ao enviar Jesus para morrer na Cruz o plano de Deus não apenas incluía livrar-nos da morte eterna, mas também, resgatar-nos tudo o que foi contaminado pelo pecado. Assim como na saída do Egito as casas que tinham a marca do sangue eram poupadas da morte, o lar que tem a marca do sangue de Jesus goza de seus benefícios. O evangelho restaura a família, Deus diz a Abraão: em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12.3). “Nenhuma família será completa, enquanto Cristo não for membro dela.” (Robert J. Donnely). O seu lar tem Jesus?
2 – O INIMIGO QUER DESESTRUTURAR A FAMÍLIA
Família, o nosso bem mais sagrado, o nosso melhor e maior patrimônio. Ela tem sido atacada cada vez mais. O inimigo quer destruir a família porque um lar estruturado é uma sociedade estruturada, é uma igreja estruturada, é uma nação estruturada. “Sem uma família estruturada, a mocidade sofre da síndrome do escorpião: quando a esperança se vai, resta-lhe dar picadas mortais em quem está à sua volta e depois em si mesma.” (Rubens Amorese). O diabo é astuto e assim como tentou destruir a primeira família enganando a Eva, hoje tem enganado as pessoas que não conhecem a Palavra de Deus (Os 4.6; Jo 8.32). Portanto, iniciaremos alguns estudos com o intuito de estruturar os nossos lares dentro dos parâmetros bíblicos. Vale ressaltar que não devemos dar lugar ao diabo (Ef 4.27); devemos ser sóbrios e vigiar (1Pe 5.8); sujeitar a Deus e resistir ao diabo (Tg 4.7); praticar a Palavra (Lc 11.28; Tg 1.21-25) revestir-se de toda a armadura de Deus, para ficar firmes contra as astutas ciladas do diabo (Ef 6.10-13).
Conclusão
A família foi instituída por Deus e Ele sonha ver seu lar feliz (Sl 113.5-9). Satanás é o maior destruidor da família, todavia, o maior defensor da família é o próprio Deus. Para isso precisamos conhecer e praticar a Sua Palavra em nossos lares. Cristo deve fazer parte da nossa família, Ele veio para salvar, curar e libertar. Ele veio para destruir as obras do diabo. Jesus é a esperança para o seu lar. A família continua sendo um projeto de Deus para uma vida feliz.
Avisos: 04/05 Enc Mulheres – 18/05 Enc Moças – 25/05 Enc Rapazes – 01/06 Enc Homens – 08/06 Enc de Casais - www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Atos 2.42-47
Introdução:
Vemos em de Atos dos Apóstolos que havia paz na Igreja Primitiva, não por falta de problemas, haviam muitos, mas porque criam e viviam com fé nas Escrituras. A comunidade andava por fé e não por vistas. O poder de Deus era notável através dos milagres que aconteciam. - Na medida em que nos aproximamos da volta de Jesus, a tendência da Igreja do Senhor é voltar à forma da Igreja Primitiva, onde dependiam mais do Senhor do que das pessoas. Havia unção e respaldo do Espírito Santo em tudo o que faziam. Hoje, para a glória do nosso Deus, somos privilegiados e vemos na Igreja Cristã Presbiteriana algumas características em comum com a Igreja daqueles dias:
1) REUNIAM-SE NOS TEMPLOS E NAS CASAS – Atos 5.42; 12.12; 20.20; Rm 16.5
No ano 2000 iniciamos as nossas células. A Igreja de Atos se reunia no templo e nas casas e assim dia a dia ela crescia. Podemos comparar a um grande pássaro que precisa de duas asas para voar bem alto, uma é “o templo” e a outra “as casas”. O lema da ICP sempre foi “O Espírito Santo em Ação”. Portanto, além do respaldo divino, através dos sinais e maravilhas, desde a sua fundação (1.990), vemos também um notável crescimento da nossa membresia através das nossas células. Você faz parte desse projeto. Está feliz por isso?
2) EXERCIAM A PRÁTICA DA FÉ -
Na Igreja Primitiva, a fé era uma consequência natural da pregação e prática da Palavra de Deus (Rm 10.17). A fé deve ser seguida de prática, porque a fé sem obras é morta (Tg 2.14-26). Você não edificará sua fé se não colocar a Palavra de Deus em prática. A fé em ação sempre traz a vitória (1Jo 5.4). A fé não nos livra das provas, mas nos aprova na prova. “A prova aprova a fé!” Razão pela qual, assim como na Igreja primitiva, hoje, nem todos os alcançados pelo evangelho permanecem na fé. Muitos desistem nas primeiras provas. Contudo, aquele que perseverar até o fim, será salvo (Mt 24.13). Sem a Palavra de Deus, não há fé, e sem fé não há Poder! Como está a tua fé?
3) OS CRISTÃOS ERAM CHAMADOS DE DISCÍPULOS – Atos 6.1-7
Os cristãos eram chamados ‘discípulos’ devido ao estilo de vida que tinham (At 11.26; 13.52). O evangelho sempre foi perseguido, seus fiéis sempre passaram por lutas, mas a Igreja sempre avançou vitoriosa (At 14.19-28). Nada pode prevalecer contra a Igreja do Senhor, nem as portas do inferno! (Mt 16.18). A Igreja é de Jesus! Somos Seus discípulos!
Conclusão: A Igreja caminha vitoriosa pela fé! A fé é o sustento da Igreja! O Ap. Nelson sempre afirma que o Espírito Santo é o Pastor por Excelência da nossa igreja. Este é o nosso segredo, “O Espírito Santo em Ação” e a nossa prática da fé e obediência à Sua Palavra gera o nosso crescimento. Eis a ordem: “Ide e fazei discípulos” (Mt 28.19,20).
Avisos: 04/05 Enc Mulheres – 18/05 Enc Moças – 25/05 Enc Rapazes – 01/06 Enc Homens – 08/06 Enc de Casais - www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Romanos 1.1
Introdução: Uma forte convicção no coração de um jovem de apenas 17 anos mudou completamente a sua vida. Na cidade de Mamborê, interior do Paraná, aquele moço, com muita paixão em seu coração, começou a pregar o evangelho de Jesus Cristo. Antes de ir para o Seminário Teológico, iniciou a Igreja Presbiteriana Renovada daquela cidade. E hoje, com a mesma chama em sua alma, é o pastor fundador da ICP (Igreja Cristã Presbiteriana de Ponta Grossa). Conhecida como a igreja do Pr Nelson Braido.
1) A FORÇA DE UM CHAMADO – Is 49.1 – Gl 1.15 – Sl 139.16
O ministério do Ap Nelson sempre foi respaldado pelo Espirito Santo. Seu chamado foi confirmado numa vigília, onde um presbítero, por revelação, pediu para lerem Atos 16.10 para saberem se era de Deus ou não o seu chamado. Veja o que diz: “E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.” Tal palavra entrou como flecha em seu coração. Convicto do chamado, lá na fazenda de seus pais, em cima de um trator, o Espirito Santo falou-lhe forte ao coração: “Nelson, larga de tudo e vai para o seminário”. Ele não titubeou, deixou tudo e seguiu Jesus Cristo e hoje comemoramos os seus 50 anos de ministério.
2) OS CHAMADOS PRECISAM SER APROVADOS – Sl 22.9-19 - Dn 3.20-28
Nem Jesus escapou do vale. Ele foi provado no deserto. Deus provou o coração de Israel no deserto (Dt 8.2). Os grandes heróis da Bíblia passaram pela prova: Jó perdeu tudo, Abraão ofertou Isaque, José do Egito passou pelo cárcere, Davi teve seu Golias, Daniel a cova dos leões, seus amigos a fornalha. E, continua assim em nossos dias. Você consegue imaginar o Apóstolo Nelson empurrando seu “Carrinho de Cachorro Quente”? Embora que hoje, de vez em quando, coloca a mão na massa derrubando árvores, puxando pedras, fazendo forças. Não faz mais isso para sobreviver, mas, por ser aquele mesmo pastor que nos dá o exemplo de humildade, dedicação, amor a Deus e ao próximo. Na vida dos fiéis, a fornalha só queima o que os prende. Não se tem coisa grande com alicerces pequeno. O diamante não pode ser polido sem fricção, nem o homem aperfeiçoado sem a provação. No entanto, o mesmo Deus dos vales é o Deus das montanhas! (Is 43.1-7) Persevere!
3) OS APROVADOS SERÃO RESPALDADOS – Jr 1.4-10 – Tg 1.12
O Senhor dá-nos autoridade e ainda promete a Sua presença (Mt 28.18-20); Ele confirma a palavra através dos sinais (Mc 16.20; At 14.3). Temos em nosso meio um ministério ungido e frutífero. Inúmeros milagres, curas, provisões, libertações, restaurações e prosperidade. Entretanto, o mais importante e maravilhoso de tudo, é o aumento crescente daqueles que estão sendo salvos. De 20 almas, para 300, depois 500, 1.000, 5.000, 10.000 e agora rumo aos 10% da nossa cidade. Pelos frutos se conhece a árvore.
Conclusão: Após Jesus ser tentado pelo diabo, a Bíblia diz que vieram os anjos e o serviram (Mt 4.11). Persevere, firme-se, você foi chamado e Deus irá respaldar a sua vida. Depois da provação vem a promoção. Unidos, num só coração com os nossos apóstolos Nelson e Olívia Braido, marchemos em direção aos 10% de Ponta Grossa (Ef 4.1-6).
Avisos: – 20/04 Reencontro – 04/05 Enc Mulheres – 18/05 Enc Moças – 25/05 Enc Rapazes – 01/06 Enc Homens – 08/06 Enc de Casais - www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Salmo 126.1-3
Introdução: O nosso Deus é um Deus grande! Especialista em nos surpreender. O povo de Deus passou por um tempo de exílio na Babilônia. Foi arrancado de sua terra, privado de oferecer cultos ao Senhor, viveu ali um longo período de angústias, tristezas e desolações. O clamor dos israelitas chegou ao trono da graça e o Pai Celestial providenciou meios para que eles voltassem à Jerusalém. No retorno à casa, o povo de Deus “estava como os que sonham” sem acreditar no que estava acontecendo. O impossível tornou-se possível. Que alegria! Que maravilha! Agora com jubilo nos lábios e com alegria nos corações unidos cantavam: “Grandes coisas fez o SENHOR por nós, por isso estamos alegres.” (Sl 126.3)
1) A NOSSA IGREJA VIVE ESSES DIAS
Hoje você olha à ICP (Igreja Cristã Presbiteriana) e vê uma Igreja com mais de mil células, com quase dez mil membros, mas não nasceu assim. Ela é fruto de um sonho no coração dos nossos apóstolos Nelson e Olivia Braido. No ano de 1.990, começou em uma garagem, na casa do Presbítero Oldemar Andrade. No início eram apenas 20 pessoas que levavam suas banquetas, pois na época a Igreja não tinha nem cadeiras. O alvo no coração dos apóstolos era o de uma grande igreja, e hoje estamos “como quem sonha” pelo que o Senhor tem feito em nosso meio. E, o mais tremendo, é que ainda estamos animados avançando na conquista dos 10% das almas de Ponta Grossa para o Senhor Jesus.
2) SOMOS GRATOS A DEUS POR TUDO O QUE ELE TEM FEITO ENTRE NÓS
A gratidão alegra o coração de Deus. Ser grato a Deus é um mandamento (1Ts 5.18). Os israelitas estavam alegres e gratos pelo que Deus havia feito. Como cristãos, precisamos viver a maravilhosa experiência da alegria e do otimismo, mesmo que as circunstâncias não sejam muito favoráveis. Podemos enfrentar lutas, mas elas não podem abater a nossa certeza da vitória. “A alegria cristã é uma qualidade de vida, e não simplesmente uma emoção passageira.” (Pr Elias Dantas). Portanto, não é a alegria que nos faz gratos, mas a gratidão que nos faz alegres. “Se você não tem alegria na vida cristã, existe vazamento em algum lugar de seu cristianismo.” (Billy Sunday). Paulo nos ensina a nos alegrarmos sempre no Senhor (Fp 4.4). Neemias diz que a alegria no Senhor a nossa força é (Ne 8.10). Provérbios diz: que a alegria embeleza o rosto (Pv 15.13), e faz bem à saúde (Pv 17.22). Somos uma igreja grata ao Senhor por ver que grandes coisas Ele tem feito por nós.
Conclusão: Vemos no Livro de Atos dos Apóstolos que a alegria da Igreja Primitiva era contagiante. Mesmo diante das dificuldades que enfrentavam, como as perseguições, o povo mostrava sua alegria em servir a Deus o tempo todo. Com certeza isto é obra do Espírito Santo em nosso meio (At 2.47). Amados, que juntos, possamos continuar ganhando as almas para Jesus, contagiando a nossa cidade com esta alegria que já perdura por 28 anos e ainda vai continuar até Jesus voltar. Porque “Grandes coisas fez o SENHOR por nós, por isso estamos alegres.”
Avisos: - 13/04 Enc Crianças – 20/04 Reencontro – 04/05 Enc Mulheres – 18/05 Enc Moças – 25/05 Enc Rapazes – 01/06 Enc Homens – 08/06 Enc de Casais - www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: João 3.16
Introdução: Que amor é esse? Jesus sendo Deus, tornou-se homem por nós; o imortal tornou-se mortal por nós; Ele nasceu por nós; Ele cresceu por nós; Ele viveu por nós; Ele sofreu por nós; Ele foi angustiado e maltratado por nós; Ele foi humilhado por nós; Ele suou gotas de sangue por nós; Ele levou chibatadas por nós; Ele foi zombado por nós; Ele foi crucificado por nós; Ele morreu por nós! Ele ressuscitou por nós! Ele vive por nós! Ele está entre nós!!! Aleluia!!!
1) ELE PROVOU QUE NOS AMA – Jo 15.9-14 – Rm 5.8
Há um ditado que diz: “quem ama, dá provas!” Não existe prova maior de amor do que alguém dar a vida pela pessoa amada. Jesus morreu no nosso lugar. Quer prova maior?
2) ELE QUER NOS ENVOLVER NO SEU AMOR – Jo 17.25,26
“E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.” (Ef 3.17-19). Só vive um verdadeiro amor quem anda verdadeiramente com Deus. Todos nós temos um trabalho a fazer no mundo, ir e levar o amor com que Deus nos amou.
3) DEVEMOS AMAR UNS AOS OUTROS, É UMA ORDEM – Jo 13.34,35
Ninguém pode dar algo que não tem. Nós amamos porque Ele nos amou primeiro (1Jo 4.19). A Bíblia diz que Deus é amor. Quando recebemos Jesus passamos a tê-lo em nosso coração. É gerada em nós uma nova natureza, a natureza do amor de Deus (1Jo 4.7,8). Agora é Deus amando através de nós. Somos uma casa onde habita o amor de Deus. Quem não ama seu irmão está com a salvação comprometida: “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.” (1Jo 3.14). Como está o seu coração?
Conclusão: Você tem o amor de Cristo em seu coração? Não é por sua bondade e obras que você vai conquistar o amor de Deus. Ele já está para você apenas pela fé, mas você pode resistir a esse amor. Jesus já provou que te ama, quer lhe envolver no Seu amor. Você terá a natureza do amor amando aos outros ao receber Jesus como seu Senhor e Salvador. Agora, o mais interessante disso tudo é que a Bíblia diz que nada poderá nos separar do eterno amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8.31-39).
Avisos: 13/04 Enc Crianças – 20/04 Reencontro – 04/05 Enc Mulheres – 18/05 Enc Moças – 25/05 Enc Rapazes – 01/06 Enc Homens – 08/06 Enc com Deus para Casais - www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Lucas 24.1-8 – 2Coríntios 5.14,15 – 1Coríntios 15.20-22
Introdução: O diabo não está preocupado com a pregação da morte de Jesus, ele não a questiona. Mas, faz de tudo para negar a Sua ressurreição. Porque a ressurreição de Cristo é a nossa maior vitória! E a maior derrota do diabo! Onde estaríamos nós se não fosse a ressurreição de Jesus? (1Co 15.17). É importante saber que:
1) A RESSURREIÇÃO DE JESUS É A NOSSA VITÓRIA – Rm 6.1-14, 23
Hoje não somos mais escravos do pecado, em Cristo temos a vitória sobre o pecado e consequentemente, sobre a morte. Portanto:
· A morte perdeu o seu poder por causa da ressurreição de Jesus (Jo 11.25; 1Cor 15.21, 54-57)
· Aquele que ressuscitou Jesus Cristo, também nos ressuscitará (1Co 6.14; 2Co 4.14)
· Jesus morreu por causa dos nossos pecados e, ressuscitou para nos justificar (Rm 4.25)
A ressurreição de Cristo é a nossa vitória, ao ressuscitar, ele nos ressuscitou com Ele (Ef 2.6)
2) O SEU REAL VALOR SÓ É REVELADO POR SABEDORIA DIVINA – 1Co 2.1-16
A maior testemunha da ressurreição do Senhor Jesus é a própria Igreja, o Corpo de Cristo na terra. Sem a ressurreição a Igreja não existiria (Cl 1.18). Você sabia que por amor a nós a ressurreição já havia sido proclamada antes da fundação do mundo? (1Pe 1.16-21). Quem tem essa revelação tem a sua vida transformada pelo Espírito Santo, busca antes de mais nada as coisas dos céus e não as terrenas (Cl 3.1). E passa a viver um novo estilo de vida, porque agora vive com uma nova natureza, a de Cristo em nós (Cl 2.10-12). O poder da ressurreição é algo tão forte que se as forças das trevas soubessem, não teriam crucificado o Senhor da glória (1Co 2.8). Sem a noção de realidade da ressurreição de Jesus, a vida não faz sentido, todas as atividades são inúteis e todos os relacionamentos são vãos. Portanto, é importante saber que o valor da ressurreição de Cristo só é revelado por sabedoria divina aos corações dos filhos de Deus.
3) O PODER QUE OPEROU NA RESSURREIÇÃO, OPERA HOJE EM NÓS – Rm 8.9-11
É importante saber que o mesmo poder que levantou Jesus dos mortos, é justamente o poder que está à sua disposição, agora mesmo, para transformar a fraqueza da sua vida em força, a sua tristeza em alegria, o seu fracasso em sucesso, a sua derrota em vitória e a sua vergonha em honra (Is 61.1-3). Tudo depende da sua fé. Creia! - “Deus ressuscitou o nosso Senhor Jesus, que, por causa da sua morte na cruz, é o Grande Pastor do rebanho. E é por meio do sangue de Jesus que a aliança eterna é selada. Que o Deus de paz lhes dê tudo de bom que vocês precisam para fazer a sua vontade. E que ele, por meio de Jesus Cristo, faça em nós tudo o que lhe agrada. E a Cristo seja dada a glória para todo o sempre! Amém! ” (Hb 13.20,21-NTLH).
Conclusão:
Ninguém jamais poderá vencer a morte na sua própria força. Mas aqueles que confiam em Jesus e no poder da Sua ressurreição já derrotaram a morte. Você já recebeu Jesus como seu salvador? (Rm 10.9,10). Quem tem Jesus será ressuscitado no último dia (Jo 6.39-44). Ao ressuscitar, Jesus Cristo deixou de ser o unigênito para ser o primogênito de Deus (Ap 1.5; Rm 8.29). Agora você e eu também somos filhos de Deus. Vamos celebrar a ressurreição! Jesus vive! Você vive! Viva a Vida!
Avisos: - 06/04 Enc Teen - 13/04 Enc Crianças – 20/04 Reencontro – 04/05 Enc Mulheres - www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 1Pe 1.1,2
Introdução: A palavra "sangue" já assusta as pessoas. Também é verdade que o sangue de Jesus apavora Satanás, por ser a única coisa que purifica uma alma de seus pecados e bloqueia, repele e destrói as ações do diabo. De Gênesis a Apocalipse, há uma corrente escarlate que é fonte de vida e poder, proteção e promessa para nós: o Sangue de Jesus! Assim como na porta das casas dos hebreus no Egito o sangue era um sinal protetor, hoje o cristão tem a marca do Sangue de Jesus em sua vida. Quando pedimos a Deus que nos lave e cubra com seu sangue, experimentamos o poder doador da vida. A vida de Jesus em nós!
Há poder no sangue de Jesus porque:
1) Fomos comprados pelo sangue de Jesus (At 20.28; Ap 5.9; 1Pe 1.18-20)
2) Somos redimidos, perdoados e libertados pelo poder do sangue (Ef 1.7; Hb 9.22; Ap 1.5)
3) Temos a purificação dos nossos pecados através do sangue (1Jo 1.7)
4) Fomos aproximados num só corpo com Cristo através do sangue (Ef 2.13)
5) Somos justificados pelo poder do sangue (Rm 5.9)
6) Somos santificados pelo poder do sangue (Hb 10.10; 13.12)
7) Temos paz através do sangue da sua cruz (Cl 1.20)
8) O poder do sangue purifica a nossa consciência (Hb 9.13,14)
9) Temos uma nova aliança no Seu sangue (Mt 26.28; Hb 7.22)
10) Temos a vitória pelo poder do sangue de Jesus (Ap 12.11)
11) Temos a ousadia para entrar na sua presença através do sangue de Jesus (Hb 10.19)
12) Seremos ressuscitados no último dia pelo poder do sangue de Jesus (Jo 6.54)
Conclusão:
Não podemos mudar o passado. Mas Jesus pode apagá-lo com a tinta do Seu sangue. O sangue de Jesus apaga a nossa antiga identidade. A cruz revela a atual. "Não foram os pregos que seguraram Jesus na cruz, mas o seu amor por nós." O sangue na Bíblia simboliza vida (Lv 17.11). Ele nos amou tanto que entregou a sua vida por nós. Deu a vida para nos dar vida! Diga em seu coração: eu fui chamado por Jesus, atraído por seu amor, redimido por seu sangue e transformado por sua graça. E a partir de agora, todas as manhãs, ao acordar, antes de mais nada, declare: "Terei um dia de vitória pelo poder do Sangue de Jesus".
Avisos: 23/03 Enc Rapazes – 06/04 Enc Teen - 13/04 Enc Crianças – 20/04 Reencontro - www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Mateus 6.24
Introdução: O dinheiro é bom servo, mas um péssimo senhor. “Seu temor determina seu senhor.” Se teme ao dinheiro, serve ao dinheiro; se teme a Deus, serve a Deus. Deus não precisava do sacrifício de Isaque, porque Ele não aceita sacrifícios humanos. Deus precisava da obediência de Abraão, porque ele tinha propósitos para ele! Deixá-lo muito rico! Colocá-lo por “pai de muitas nações”! Fazê-lo bênçãos a todas as famílias da terra! O sacrifício de Isaque seria a prova da sua capacidade de obediência, revelando quem de fato era o senhor de Abraão (Hb 11.17-19). Dinheiro é bênção para os filhos de Deus, mas, saibamos que:
01 – DEUS SEMPRE TESTA A NOSSA OBEDIÊNCIA – Mc 10.17-22
Certa vez Jesus disse a seus discípulos que naquela noite ele seria uma pedra de tropeço para eles, e que todos o abandonariam. Pedro, porém, replicou que ainda que fosse necessário morrer com Jesus, jamais o abandonaria! Mas, bastou aparecer uma criada e apontá-lo como seguidor de Jesus para que ele negasse que o conhecia (Mc 14.66-72). Muitos proclamam que dariam tudo para o serviço do Senhor, mas, quando ouvem sobre o dízimo, fracassam completamente e, se negam a trazer o dízimo à casa do Senhor. Como citamos no estudo anterior, o dízimo é um teste da nossa fidelidade. Vale a pena crer em Deus, o mesmo Deus que falou com Abraão, nos faz promessas tão importantes quanto a que fez a Abraão. Promete abrir as janelas do céu e derramar sobre nós bênçãos sem medida (Ml 3.10). Onde estava o coração do jovem rico? Faça a prova e você vai ver que não falha! Deus quer abrir as janelas do céu e a infidelidade do homem não permite. Dinheiro é bênção para os filhos fiéis.
02 – DÍZIMOS E OFERTAS, SÃO BÊNÇÃOS PARA NÓS – Mt 23.23
No NT Jesus menciona a importância da conduta cristã sem omitir os dízimos. A Bíblia é bem clara que muitos roubam a Deus não somente retendo seus dízimos, mas também, nas suas ofertas (Ml 3.8). “Oferta não é esmola”. O que você compraria com o valor da sua oferta a Deus? (Sl 116.12). Infelizmente o desprezo pela oferta é antiga, Deus já advertia seu povo 400 anos a.C. sobre tal negligência. Em Malaquias Ele diz: “Quando trazeis animal cego para o sacrifício, não é isto mal? E quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isto mal? Ora apresenta-o ao teu governador; acaso terá ele agrado em ti e te será favorável? Diz o Senhor dos Exércitos” (Ml 1.6-9). Para Deus devemos dar o melhor! O maior beneficiado somos nós mesmos. “As ofertas são sementes”, e só colhe quem semeia! Por isso temos a oportunidade de ofertar: nos cultos e nas células. “Impedir de ofertar, seria privar uma pessoa de receber as mais ricas bênçãos de Deus.” É a lei da semeadura (Gl 6.7; 2Co 9.6-11). Deus vê a sua oferta (Lc 21.1-4). Ele recompensa a fidelidade de cada um. O Dinheiro é bênção!
Conclusão: A Bíblia diz que o deus deste século (Satanás) cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo (2Co 4.4). Porque no dia em que a pessoa entende o quanto Deus a ama e quer o seu melhor, ela obedece e passa a receber bênçãos de todo lado. Quem é que governa as estações do ano? Quem faz a terra produzir? (Ag 1.6-11). Tudo vem de Deus. É Ele quem nos abençoa (Pv 10.22). Sonegar dízimos e ofertas é roubo e ladrões não herdarão o reino dos céus (1Co 6.10). O dízimo santifica o que fica conosco (Rm 11.16). E, só colhe aquele que planta, e só planta quem tem sementes! As ofertas são sementes e, só recebe semente, aquele que semeia (2Co 9.10,11). Dinheiro é bênção quando Jesus é o Senhor do nosso coração (Mt 6.21).
Avisos: 16/03 Enc Moças – 23/03 Enc Rapazes – 06/04 Enc Teen - www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: 1Timóteo 6.10 – Mateus 25.21-30
Introdução: Dinheiro não é problema! O problema é a nossa infidelidade a Deus! O nosso Pai Celestial tem armazenadas para nós, as mais ricas bênçãos, muito além do que somos capazes de imaginar (1Co 2.9). Então, por que não as recebemos? Uma coisa é certa, o problema não está em Deus! Nem na Sua Palavra! O problema está em nós, talvez por falta da revelação das Escrituras. Que o Espírito Santo o ajude a entender que:
01 – DEUS É DONO DO OURO E DA PRATA, tudo é Dele – (Ageu 2.8)
Deus não precisa de dinheiro porque Ele é Senhor absoluto de todas as riquezas do universo. Aliás, Deus é dono de tudo (Sl 24.1). O ouro, a prata, as pedras preciosas, o petróleo, os animais, tudo é Dele. Se Ele é Senhor de tudo, conclui-se que nós não possuímos nada! Não possuímos tesouro permanente aqui, o nosso tesouro está nos céus! (Mt 6.19-21). Nós somos meros mordomos de tudo o que ele coloca nas nossas mãos para administrarmos. Não levaremos nada deste mundo, tudo fica! Deus coloca muitos bens em nossas mãos, mas, eles não nos pertencem. No dia em que nós morrermos, eles serão administrados por outras pessoas. O que muitos não sabem, é que Deus vai nos pedir contas dessa administração (Hb 4.13)
02 – O DINHEIRO NÃO É PROBLEMA, o amor sim – (1Timóteo 6.10)
Quando o Senhor diz: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6.24-NVI), Ele está revelando que biblicamente o amor ao dinheiro é um severo concorrente de Deus. “Não é errado você ter dinheiro; errado é o dinheiro ter você.” (Kenneth Hagin) Onde está o teu tesouro? Onde está o teu coração?
03 – DEUS VELA PELA SUA PALAVRA para a cumprir – (Jeremias 1.12)
Pecado é a desobediência da Palavra de Deus. Se Adão fosse obediente à Palavra de Deus, estaria no Éden até hoje! (Jardim do Éden significa lugar de delícias). O propósito de Deus para o homem sempre foi e será o melhor possível! Porém, assim como no Éden havia o fruto proibido para Deus testar a fidelidade do homem, hoje somos testados pela nossa fidelidade a Sua Palavra nos nossos dízimos e nas ofertas. (Dízimos = 10% de nossa renda) (Oferta = sementes para colhermos mais). O dízimo é a parte mais importante da nossa mordomia, pertence exclusivamente a Deus e deve ser entrega na Igreja (Ml 3.10). E Deus promete recompensa! Veja como prosperaram os irmãos que passaram a dizimar! Deus vela pela Sua Palavra para a cumprir.
Conclusão:
O dízimo é do Senhor, ficar com ele é roubo (Ml 3.8). Porém, os 90% que ficam conosco também não nos pertencem, iremos apenas administrá-los. Não podemos usar como quisermos, mas devemos usá-lo com sabedoria, de acordo com a vontade de Deus. Estudaremos melhor sobre isso na próxima lição. Seja fiel, Deus tem bênçãos para você!
Avisos: 06/03 início do Seminário de Cura e Libertação - 09/03 Enc Homens – 16/03 Enc Moças – 23/03 Enc Rapazes – 06/04 Enc Teen - www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Romanos 8.1-39
Introdução: No estudo anterior aprendemos que nem todo mundo é filho de Deus, todos são criatura (Cl 1.16). Somente são filhos de Deus aqueles que o recebem e creem em Jesus como seu único Senhor e Salvador (Jo 1.12; 1Jo 3.1,2). Ao tornar-se filho, passam a fazer parte de uma nova família, do povo de Deus e com isso a desfrutar de alguns benefícios, vejamos:
a) Tem e vida eterna (Jo 5.24);
b) Passa a ter o Espírito Santo (Ef 1.13; 1Co 6.19);
c) É guiado pelo Espírito (Rm 8.14);
d) Goza de paz na alma (Jo 16.33; Rm 5.1); a paz que excede todo entendimento guardará os vossos corações (Fp 4.7);
e) Tem uma alegria indizível (1Pe 1.8); pode alegrar-se sempre no Senhor (Fp 4.4);
f) Tem segurança (Sl 23.4; Sl 46.1)
g) Faz parte da geração eleita, do sacerdócio real, da nação santa; é propriedade exclusiva de Deus (1Pe 2.9,10);
h) Tem escolta de Anjos (Sl 91.11; Sl 34.7);
i) Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1; Jo 5.24);
j) O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16);
k) Representa Jesus na terra e Jesus o representa no céu (Jo 14.13; Mt 18.18-20);
l) É herdeiro de Deus e Co-herdeiro com Cristo (Rm 8.17; Ef 1.1-3);
m) Goza do amor inseparável do Pai – (Rm 5.8; Rm 8.35-39)
n) Pode encher-se mais e mais do Espírito Santo (Ef 5.18). No Antigo Testamento ter a visita do Espírito Santo era privilégio de alguns. Quantos daquela época queriam ter esse privilégio! Hoje temos essa oportunidade aberta aos que creem. Embora esteja no verbo imperativo, como uma ordem, contudo é um privilégio exclusivo dos filhos de Deus! Mas, como encher-se? Através do relacionamento com o Pai, da intimidade, da nossa entrega, rendição, confiança e fé.
Conclusão:
Os da fé são filhos de Abraão (Gl 3.7); de sorte que os da fé são abençoados com o crente Abraão (Gl 3.9). Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar para que a bênção de Abraão chegasse até nós (Gl 3.13,14). E a promessa é: “se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gl 3.29) Como filho você tem direito às mesmas promessas feitas a Abraão (Gl 3.8). Receba pela fé, você vai prosperar e crescer extraordinariamente! (Gn 17.2).
Avisos: MARÇO, dias 02 a 04 Congresso de Jovens - 02 Enc de Mulheres - 09 Enc de Homens - 16 Enc de Moças – 23 Enc de Rapazes - www.igrejadoavivamento.com.br -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: João 1.11,12
Introdução: O testamento serve para que o patrimônio de uma pessoa, após sua morte, possa ser disposto conforme sua vontade manifestada em vida, respeitadas as restrições legais para aquele que tiver herdeiros necessários (filhos/pais/cônjuges). Jesus morreu para validar um Novo Testamento para você! Mas para isso precisamos saber que:
1 – NEM TODO MUNDO É FILHO DE DEUS
Existem muitos ditados ou provérbios populares que estão na Bíblia:
a) Quem dá aos pobres empresta a Deus (Pv 19.17);
b) Quem com ferro fere, com ferro será ferido - olho por olho, dente por dente (Lv 24.20);
c) Os últimos serão os primeiros (Mt 19.20);
d) Quem planta, colhe (Gl 6.7);
e) Quem semeia vento, colhe tempestade (Os 8.7);
f) A boca fala do que está cheio o coração (Mt 12.34);
g) Dai a César o que é de César (Mt 22.20,21).
Porém: “Todo mundo é filho de Deus” não é bíblico!!!
- Só é filho de Deus quem crê e recebe Jesus! (Jo 1.12). E precisamos estar convictos disso!
2 – NÃO BASTA SER FILHO, TEMOS DE PENSAR E PORTAR-SE COMO FILHOS
a) Nova mente - nós temos a mente de Cristo (1Co 2.16); renovar a mente para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Rm 12.2).
b) Novo estilo de vida – deve andar como Jesus andou (1Jo 2.6); em teus passos o que faria Jesus? Jesus vai aonde você vai? Faria o que você faz?
c) Portar-se como um cidadão dos céus - embaixador de Cristo (2Co 5.20).
d) Confessar vitória – Jamais dizer, eu não tenho dinheiro. Você pode até estar sem o dinheiro, mas você deve dizer: eu não estou com dinheiro no momento, mas meu Pai é dono do ouro e da prata (Ag 2.8). “O Senhor vai prover”. - Amado(a), as tuas palavras expressarão a tua fé. "Tome cuidado para que as tuas palavras não anularem a tua fé."
· Para gozar dos direitos e deveres de Filho de Deus é preciso pensar e agir como filho: Conta-se que um rapaz estava sendo liberado do hospício porque sabia que não era mais um rato. “Parabéns! Muito bem! Você está livre! Pode ir ...” diziam todos. Ele pegou suas coisas, despediu-se e saiu. Logo voltou correndo, apavorado! Perguntaram o que foi? Disse ele: Lá fora tem um gato! - Sim, mas, você não sabe que não é mais um rato? Respondeu ele: eu sei, mas o gato não! Kkk - Muitos são filhos de Deus mas correm do diabo!
Conclusão: Você já é filho de Deus? Já recebeu Jesus como seu único Senhor e Salvador? “Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação” (Rm 10.10-NVI). Receba agora mesmo e sejas salvo (Rm 10.9). Semana que vem continuaremos com os BENEFÍCIOS DOS FILHOS DE DEUS.
Avisos: dia 23 AKAMPA TEEN – MARÇO, dias 02 a 04 Congresso de Jovens - 02 Enc de Mulheres - 09 Enc de Homens - 16 Enc de Moças – 23 Enc de Rapazes.
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Efésios 4.11-16 – 1Timóteo 4.13
Introdução: Tem coisas que Deus dá para nos ensinar, e outras que Ele só dá depois que a gente aprende! Estamos no ano do crescimento extraordinário e vale a pena refletir de que na dinâmica do mundo acelerado precisamos crescer no conhecimento do Senhor e na Sua forma de agir em nossos dias, tais como: a visão celular, a nova forma de louvor e adoração, a utilização de novas ferramentas de evangelismo, etc. “A certeza muda, a verdade não!” Como iremos reconhecer os nossos erros se não aprendermos o que é certo? Para isso precisamos conhecer algumas verdades que poderão nos ajudar a crescer, vejamos:
1 – DEUS USA PESSOAS PARA ABENÇOAR PESSOAS - O aprendizado é como o horizonte: não há limites! E é uma grande conquista quando aprendemos que estamos sempre aprendendo. É certo que o Espírito Santo nos guia e nos ensina, mas Ele sempre usou pessoas para abençoar as pessoas. A Bíblia enfatiza o ensino dos pais aos filhos (Dt 6.5-7; Dt 11.19; Pv 22.6); dos discípulos aos discípulos (Mt 28.19,20); líderes para líderes (2Tm 2.1,2); inclusive um dos cinco ministérios é o de ensino (Ef 4.11). Deus sempre valorizou o ensino. Cada dia um novo aprendizado. É assim que a gente cresce até chegar a estatura da plenitude de Cristo.
2 – É PRECISO SER ENSINÁVEL - “Aquele que quer aprender gosta que lhe digam quando está errado; só o tolo não gosta de ser corrigido.” (Pv 12.1-NTLH). Deus dá graça aos humildes (Tg 4.6) e “Humildade é sentar na primeira cadeira na sala de aula da sabedoria, e ser um eterno aprendiz.” (Pr Josué Gonçalves). Para ser ensinável é preciso ser humilde! Quando o Senhor tem um propósito nas nossas vidas, se não formos humildes e aceitarmos, Ele poderá agir de outras formas: “Jonas aprendeu mais na barriga do peixe do que muitos numa faculdade teológica!” O nosso Deus é um Deus de vida (Jo 10.10), portanto, permita-se aprender! Quem para de aprender, para de crescer; quem para de crescer, começa a morrer.
3 – É PRECISO ESTAR SEMPRE APRENDENDO - “Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe.” (Pv 19.27-NTLH). Disse o poeta R. Ribeiro: “O aprendizado da vida nunca chega antes de um mergulho em si mesmo!” Aplicamos essa reflexão a nossa vida espiritual: como estamos diante de Deus? O Deus Todo Poderoso tem mais para me ensinar? Quando temos essa revelação logo nos esforçamos por aprender mais de Deus, razão pela qual temos: as células, os estudos bíblicos, a escola de Líderes, os cursos de Mestres, Levitas, Escatologia, CIV, etc.
Conclusão: Precisamos deixar o Espírito Santo nos usar para cumprir o Seu propósito. Crescer é aprender! “Ninguem é tão sábio que não tenha algo para aprender e nem tão tolo que não tenha algo para ensinar” (Blaise Pascal). O ensino é fundamental na caminhada cristã e deve ser transmitido de geração em geração até Jesus voltar. Você deseja crescer?
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: "Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito" (Romanos 8.1)
Introdução: O capítulo oito de Romanos começa com "nenhuma condenação há" e termina com "nenhuma separação há” para aquele que está em Cristo Jesus (Rm 8.33-39). Portanto, em Jesus você está sempre seguro. Contudo, o que é estar em Cristo Jesus? Vejamos:
1 – É UMA ATITUDE DE FÉ
Somos salvos pela graça mediante a fé e não por obras (Ef 2.1-10). Por que não há condenação? Se Jesus recebeu o castigo por meus pecados em Seu próprio corpo, logo é certo que eu não terei que recebê-lo outra vez no meu (1Pe 2.24). Simplesmente preciso crer (Jo 5.24). Lembrando que fé gera atitude: “A fé que aceita Cristo deve ser acompanhada pelo arrependimento que rejeita o pecado” (John Stott). - Nenhuma condenação há para quem pela fé está em Cristo Jesus.
2 – É UMA DECISÃO PESSOAL
Há um chamado ao coração, mas o Senhor respeita a nossa decisão (Ap 3.20). Estar em Cristo implica: negar-se a si mesmo, tomar a cada dia a sua cruz, e segui-Lo (Lc 9.23). Decidir não mais obedecer aos desejos da carne: “A morte perde metade de suas armas quando negamos em primeiro lugar os prazeres e interesses da carne” (Richard Baxter). Decida viver uma vida vitoriosa e feliz guiada e santificada pelo Espírito Santo (Rm 8.14; 1Ts 5.23). - Nenhuma condenação há para aqueles que decidiram estar em Cristo Jesus.
3 – É UM NOVO ESTILO DE VIDA
Andar segundo a carne é fazer os desejos pecaminosos dela (Gl 5.16-18). Andar segundo o espírito é viver uma nova vida de santidade em Cristo Jesus (2Co 5.17). É um novo estilo de vida. “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou” (1Jo 2.6). Jesus "homem" foi o nosso maior exemplo de santidade. Paulo adverte: “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Rm 8.13). - Nenhuma condenação há para aqueles que vivem em Cristo Jesus.
Conclusão: Amado(a), cuidado com as opções deste mundo, o desejo da carne é pecar, o desejo do espírito é viver. Não se arrisque a se sustentar na fragilidade da carne, antes firme-se na sólida Rocha que é Cristo. Busque encher-se do Espírito Santo (Ef 5.18), assim você não cairá nas tentações dos prazeres mundanos, mas continuará ligado ao Pai Celestial. Estando em Cristo Jesus você não será condenado e, como filho(a), poderá desfrutar das bênçãos de Deus para ter em 2018 um ano de “crescimento extraordinário”.
Avisos – FEVEREIRO, dias 16 a 18 CIV (Sexta-feira estará o Pr Odilon da Igreja Batista de Curitiba) – dias 23 a 25 AKAMPA TEEN – Em MARÇO, dias 02 a 04 Congresso de Jovens – 02 a 04 Encontro de Mulheres – 09 a 11 Encontro de Homens – 16 a 18 Encontro de Moças e 23 a 25 Encontro de Rapazes.
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: Mateus 6.33
Introdução: Em tudo, o reino de Deus e a sua justiça deve ser sempre a nossa prioridade. Ele nos formou e dele somos (Sl 100.3). Ele é o Todo Poderoso, o nosso Criador, digno de toda honra e toda glória (Ap 4.11). Ele nos deu paz e vida eterna em Cristo Jesus (Jo 5.24). Tudo vem dele, porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas (Rm 11.36). Assim sendo:
1 – PRECISAMOS PRIORIZAR A VONTADE DE DEUS
Jesus nos desafia a mudarmos nossas prioridades. Normalmente, colocamos nossas coisas em primeiro plano, tais como: a comida, a roupa, o dinheiro, a família, o trabalho, a prosperidade financeira, etc.. Sentimos tais necessidades, mas existe algo mais importante que tudo isso: o reino de Deus. Em vez de focarmos em nós, devemos primeiro focar em Deus. Se Ele é nosso rei, é Ele quem deve comandar a nossa vida. Nosso trabalho deve ser o de procurar saber qual é a Sua vontade para nossas vidas esforçando-nos em realizá-la (Mt 6.9-10).
2 – PRECISAMOS APRENDER A DIFERENCIAR COISAS DE REINO
É muito simples: coisa é tudo o que é passageiro; reino é tudo que é eterno. Por exemplo: casa, carro, trabalho é coisa; alegria, paz, salvação é reino. Importante frisar que quem busca reino tem coisa e quem busca coisa não tem reino. A Bíblia diz: “não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (2Co 4.18). Pessoas é reino, há uma eternidade para elas, por isso quem ganha almas é sábio! (Pv 11.30) Você tem priorizado o reino?
3 – PRECISAMOS CRER QUE OS PRINCÍPIOS DO REINO SÃO INEGOCIÁVEIS
Os princípios e valores do reino de Deus são inegociáveis. David Livingstone disse: "Não darei nenhum valor a qualquer coisa que eu tenha ou venha apossuir, a não ser que tenham valor para o reino de Cristo." O rei Davi declarou: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente” (Sl 16.1). “Quando nós fazemos o negócio com as pessoas, precisamos de dinheiro. Quando fazemos o negócio com Deus, precisamos de fé. A fé é a moeda do reino de Deus”(Reinhard Bonnke). Portanto os que procuram primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, receberão por acréscimo todas as coisas que precisam. Creia nisso.
Conclusão: Não há nada mais importante no reino do que o Rei! “O teu Reino é eterno, e tu és Rei para sempre. O SENHOR Deus sempre cumpre o que promete; ele é fiel em tudo o que faz” (Sl 145.13-NTLH) O reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17). A certeza de estarmos fazendo a vontade de Deus é como uma arma certeira para combater os temores e preocupações desta vida. Vamos praticar o “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.” Com muita alegria e convicção vamos dizer: primeiro o reino de Deus.
Avisos –
FEVEREIRO , dias 16 a 18 CIV e nos dias 23 a 25 AKAMPA TEEN –
MARÇO, dias 02 a 04 Congresso de Jovens – 02 a 04 Encontro de Mulheres –
09 a 11 Encontro de Homens – 16 a 18 Encontro de Moças e 23 a 25 Encontro de Rapazes.
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: Gn 18.1-14
Introdução: Extraordinário tem a ver com demasiadamente. Será que para o Senhor há coisa demasiadamente difícil ou impossível? (Gn 18.14). Estamos no ano do crescimento extraordinário, portanto precisamos preparar as bases para tal, pensando assim devemos entender que:
1) NADA É IMPOSSÍVEL OU DIFÍCIL PARA DEUS
“Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa” (Jr 32.17). Sara e Abraão já estavam em idade bem avançada, humanamente impossível de terem filhos. Contudo, o Senhor cumpriu sua palavra e exatamente um ano depois nasceu Isaque. Porque nada é impossível para Deus (Lc 1.37, Mc 10.27, Lc 18.27).
2) TUDO COMEÇA PELA NOSSA MENTE
Você quer experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus em sua vida? Então você precisa ter sua mente transformada pela Palavra de Deus: Paulo disse: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). Ou você controla sua mente ou ela o controlará. “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos” (Pv 4.23 NTLH). Creia no sobrenatural, creia na Palavra de Deus, creia em milagres, tudo começa pela mente.
3) TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ
Lázaro morrera há 4 dias e antes de ressuscitá-lo Jesus disse para Marta: “Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?” (Jo 11.40). Se você tem um problema impossível de resolver, não se preocupe, é uma boa oportunidade para Deus poder operar um milagre. Se você se deparar com um problema, independente qual seja, a sua fé colocará o poder de Deus em ação para qualquer superação! A fé age no sobrenatural tornando até o impossível realizável! Porque tudo é possível ao que crê (Mc 9.23).
Conclusão: Você aceitou Jesus, tem a vida eterna, mas enquanto aqui viver pode ter uma vida superabundante. Que em 2018 você tenha um crescimento extraordinário em todas as áreas da sua vida. Isto é possível para Deus. Quando na nossa mente entendemos que tudo é possível ao Senhor, nós vemos perfeitamente, que Ele é “Demasiadamente Maravilhoso”. Glórias a Deus!!!
Avisos – Você deve receber a unção num dos cultos, para um ano de crescimento extraordinário - CIV 16 a 18 FEV – AKAMPA TEEN 23 a 25 FEV
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Textos: Pv 4.18 – Jó 8.7 – Cl 1.9-12 – 2Ts 1.3
Introdução: Quando uma pessoa se converte e passa pelo novo nascimento, é normal iniciar sua vida cristã com um leitinho espiritual (1Pe 2.2). O que não é normal é ficar o resto da vida só no leite. É preciso alimentar-se de algo mais sólido para poder crescer e atingir a maturidade espiritual (1Co 3.2).
1) CRESCER EM CONHECER
Maturidade não vem com a idade. Tempo de igreja não gera crescimento, o que gera crescimento é conhecimento das Escrituras e experiências com o Espírito Santo. Dependendo da criança um pequeno peso já é o suficiente para derrubá-la. Portanto, “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Os 6.3 ARA). A Bíblia revela Deus para nós. Quanto mais conhecemos Deus, mais confiaremos Nele. Quanto mais confiarmos Nele, mais fortes e vitorioso seremos.
2) CRESCER PARA FRUTIFICAR
Um dos segredos da frutificação espiritual é elevar o nosso nível de maturidade cristã. Isto exige um maior relacionamento com Deus. “Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.” (2Pe 1.5-8 NVI)
3) CRESCER PARA PERSEVERAR
Mais importante que começar bem é terminar bem (Ec 7.8). Não basta conhecer, é preciso viver, praticar a Palavra de Deus. Isto resulta numa vida de santidade e intimidade com o Espírito Santo, crescendo a cada dia, ficando cada vez mais parecida com Jesus. Paulo diz: “Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Ef 4.13-15 NVI). Portanto é preciso maturidade cristã para perseverar até o fim (Mt 24.13).
Conclusão: A vida cristã é progressiva. Para isso é preciso conhecer e praticar a Palavra de Deus, frutificar e perseverar. Um cristão saudável almeja seu crescimento espiritual.
Avisos – Este mês nos cultos do CCA e da ICP, todos devem receber a unção para um ano de crescimento extraordinário - CIV 16 a 18 FEV – AKAMPA TEEN 23 a 25 FEV
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Textos: Provérbios 1.17; 9.10; 10.22 – Salmo 111.10 – Jó 28.28 – Salmo 34.7
Introdução: Estamos iniciando um novo ano e queremos a bênção do Senhor para termos um ano de “crescimento extraordinário”. A Bíblia diz: “ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher” (Sl 25.12). Temer a Deus não é sentimento de medo de um pai punitivo, muito pelo contrário (Sl 130.3,4), Temer a Deus é ter um profundo respeito por Seu Senhorio e querer agradá-Lo de todo coração. Isto resultará em bênçãos para nós. Portanto, vejamos algumas características de quem teme ao Senhor:
1) TEM UM CORAÇÃO PURO E HUMILDE
Jesus se revelou aos homens não em poder ou riqueza, mas em humildade para dar-nos exemplo de como deveríamos ser (Fp 2.5-8). Deus tem dois endereços, Ele diz: "Eu moro num lugar alto e sagrado, mas moro também com os humildes e os aflitos” (Is 57.15-NTLH). Mora no céu e nos corações humildes! Ele resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4.6). Deus não despreza o coração contrito (Sl 51.17). Davi foi um homem segundo o coração de Deus porque temia ao Senhor. Um coração puro e humilde conquista o coração de Deus (Sl 51.10). Como está o teu coração? (Pv 4.23)
2) É UM ADORADOR, DOADOR, AMANDO-O DE VERDADE
Ama a Deus acima de todas as coisas e adora somente a Ele (Ex 20.3-6); Adora-o através das ofertas (Gn 22.3-5). Deus ama quem dá com alegria (2Co 9.7); Deus ama quem obedece à Sua Palavra (Jo 14.15). "Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, meu Pai o amará, viremos para ele e faremos nele morada" (Jo 14.23). Onde está o amor em quem não guarda as Suas palavras? (Jo 14.24). Deus procura por verdadeiros adoradores porque existem muitos falsos adoradores (Jo 4.23,24). Quem teme ao Senhor adora-o pelo que Ele é. Há aqueles que o adoram da boca para fora ou o buscam apenas por interesses. Você é um verdadeiro adorador?
3) TEM FÉ
Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Abraão, o pai da fé, agradou o coração de Deus ao ponto de ser chamado amigo de Deus (Tg 2.23). Contudo, é impossível ter fé sem conhecer a vontade de Deus expressa na Sua Palavra (Rm 10.17). A fé que vem de Deus baseia-se na certeza de Sua vontade! A palavra testamento, legalmente falando, significa a vontade de uma pessoa, logo, a Bíblia revela a vontade de Deus nos seus Testamentos. Que em 2018 você possa conhecer mais as Escrituras e fazer a Sua vontade. Jesus nos ensinou isso na prática (Lc 22.42; Mt 6.10). “O que agrada a Deus não são cavalos fortes nem soldados corajosos, mas, sim, as pessoas que o temem e põem a sua esperança no seu amor” (SL 147.10,11 – NTLH).
Conclusão: Quem tem um coração puro e humilde não tem dificuldade em perdoar. Que é um adorador não tem dificuldade em ofertar. Quem tem fé ama a Deus. Você não ama a Deus verdadeiramente a menos que o tema, e não teme a Deus corretamente a menos que o ame. Não tema o futuro, tema a Deus e siga seguro. Feliz 2018.
Avisos – Em todos os cultos haverá unção para um ano de crescimento extraordinário. Os encontros com Deus retornarão em março. Em fevereiro teremos o CIV nos dias 16 a 18.
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: Lucas 2.8-20
Introdução: Somos privilegiados! Nenhuma outra religião do mundo tem o seu natal. É uma festa exclusiva nossa! Para nós Cristãos é motivo de grande alegria! De que vale encher de lâmpadas a árvore de Natal se não houver eletricidade para iluminá-las? Natal sem Jesus não é Natal! Jesus é a luz que ilumina o nosso Natal! O Natal revela o nosso: “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9.6). Viva Jesus! Viva o Natal! Vamos celebrar o Natal!
1) O NATAL É FESTA
O Natal é vida, é boas novas de grande alegria (Lc 2.10). O nascimento de Jesus foi celebrado: pelos pastores que representavam o povo (Lc 2.8-18); pelos magos do oriente que representavam a elite (Mt 2.1); pelos anjos que representavam o exército celestial (Lc 2.13,14) e pela estrela do Oriente que representava o Universo (Mt 2.2). O Natal é festa, é júbilo, é entusiasmo, é regozijo, é felicidade em nossos corações. Podemos dizer uns aos outros: Jesus nasceu, você venceu! Vamos celebrar o Natal!
2) O NATAL É PRESENTE
A luz do universo entrou num ventre escuro para tornar-se luz aos que estavam em trevas (Mt 4.16). O Natal é celebração de nascimento. Também há motivos para comemorarmos o nosso nascimento (Lc 15.10), sem Jesus não haveria novo nascimento (João 3.3,7). O melhor presente não é o que ganhamos dos homens, mas o que ganhamos de Deus: nada se compara à nossa salvação! Ela não vem do papai Noel, mas vem do Papai do Céu! O Natal é Jesus! O Natal é dádiva! O nosso maior presente de Natal não está debaixo de uma árvore, um dia ele foi pendurado no madeiro, mas hoje está assentado à direita do Pai: Jesus Cristo! (Hb 1.1-3). Vamos celebrar o Natal!
3) O NATAL É ESPIRITUAL
“Não era a estrela que iluminava a cena. Era o bebezinho que iluminava a estrela.” O Deus imutável fez-se homem, tornou-se em algo que não era. Uma inexplicável expressão de amor. Portanto, “Grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.” (1Tm 3.16). O nosso coração deve ser grato e fiel a Deus por essa revelação. O homem querendo ser Deus é fácil de entender, mas um Deus tornando-se homem, só por revelação divina. Vamos celebrar o Natal!
Conclusão: Há fatos que só o céu e quem nele está ligado festejam. Tem coisas que nem todos veem: naquela noite de natal enquanto o mundo dormia, anjos cantavam e magos ofertavam. O Natal é festa! O Natal é presente! O Natal é espiritual! O Natal é felicidade! Com muita vida e com muita alegria, “Vamos celebrar o Natal!”
Avisos – Dia 31/12 às 21:30h no CCA Cultão da virada - Durante o mês de janeiro, nos cultos no CCA e na ICP, todos devem receber a unção para um ano abençoado.
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: 1Crônicas 16.34 – Colossenses 3.16,17
Introdução: Mais um ano se finda e é tempo de fazermos uma breve retrospectiva de tudo o que nos aconteceu, um balanço do ano e expressarmos o nosso louvor e gratidão a Deus (1Ts 5.18). A gratidão é a memória do coração. "Sentir gratidão e não expressá-la é como embrulhar um presente e não entregá-lo." Como filhos de Deus, devemos ser gratos a Ele independente das circunstâncias, certamente elas servem para o nosso próprio bem (Rm 8.28).
1) A GRATIDÃO É UMA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE DA FÉ CRISTÃ
Ao pensar tudo o que Deus já fez por nós fica impossível não sermos gratos (Cl 2.6,7). Por mais que estejamos passando por momentos difíceis e que as circunstâncias sejam desfavoráveis, isso não apaga tudo o que Ele já fez por nós (Jo 3.16). Ele nos salvou, nos resgatou do pecado e pagou um alto preço por nossas vidas. Ele nos guarda todos os dias, sustenta a nossa vida e nos livra de todo mal. Sua graça e misericórdia nos alcançaram. Seu amor é infinito e devemos ser gratos não só pelo que Ele já fez, mas também pelo que Ele está fazendo e irá fazer em nosso meio. Impossível um cristão reconhecer tudo isso e não ser grato a Deus. Uma das características mais importantes da fé cristã é a gratidão a Deus.
2) A GRATIDÃO ALEGRA DO CORAÇÃO DE DEUS
Davi era um homem segundo o coração de Deus. O louvor e a gratidão estavam continuamente nos seus lábios (Sl 34.1; 1Cr 29.10; Sl 103.1-5). Em todo tempo Davi foi grato e fiel ao Senhor. Agradecer a Deus por tudo é um ato de fé (Hb 11.6). A gratidão sempre traz consigo os seus benefícios, dos dez leprosos, o samaritano foi o único salvo porque que voltou para agradecer a Jesus (Lc 17.11-19).
3) A GRATIDÃO NOS LEVA A OFERTAR E A PRESTAR LOUVORES A DEUS
O nosso louvor revela a nossa gratidão e o nosso reconhecimento. Davi agia assim (1Cr 29.10-22). Razão pela qual ofertou liberalmente do seu cofre pessoal: 105 toneladas de ouro puro de Ufir; 245 toneladas de prata refinada, além de uma grande quantidade de bronze e ferro (1Cr 29.2-4). Vamos louvar e ofertar ao Senhor pelas conquistas que Ele nos tem dado: pela vida, pela saúde, pela paz no coração, pela vida eterna, isto não tem dinheiro que pague (Sl 116.12). “Venham todos, e louvemos a Deus, o SENHOR! Cantemos com alegria à rocha que nos salva. Vamos comparecer diante dele com ações de graças, cantando alegres hinos de louvor” (Sl 95.1-2 NTLH); “Graças te rendemos, ó Deus; graças te rendemos, e invocamos o teu nome, e declaramos as tuas maravilhas” (Sl 75.1).
Conclusão: É momento de olharmos para trás e agradecermos a Deus pelas bênçãos recebidas em 2017. A reclamação anula a gratidão. A gratidão aumenta o galardão. Louve, jubile, oferte e regozije-se pelo ano de 2017 e espere um 2018 repleto de bênçãos!
“Ó SENHOR Deus, todas as tuas criaturas te louvarão,
e te darão graças os que são fiéis a ti” (Sl 145.10-NTLH).
Avisos – Dia 17 Batismo às 9h no Maanaim e às 19h o Grande Cultão na Praça do Avivamento - Durante o mês de janeiro, nos cultos do CCA e ICP, todos devem receber a unção para um ano abençoado - www.igrejadoavivamento.com.br
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: Atos 8.12,13 – Atos 2.38 – Romanos 6.2-7
Introdução: “O batismo é um sinal visível de uma graça invisível.” Jesus morreu e ressuscitou e nós, simbolicamente, morremos e ressuscitamos com Ele no batismo. Jesus é nosso maior exemplo e vemos que, depois de adulto, Jesus foi batizado nas águas. Se Jesus se batizou, por que não se batizar? Você precisa se batizar porque:
1) É UMA ORDEM DE JESUS
O batismo não é opcional, é uma ordem de Jesus! (Mt 28.29; Mc 16.16). Jesus mandou fazer discípulos e depois batizá-los “Aquele que me ama guarda os meus mandamentos” (Jo 14.15). Conta-se a história do noivo que dizia para a noiva que a amava, só que quando ela disse: se você de fato me ama, então vamos nos casar? A resposta foi: eu te amo sim, mas, compromisso não! A pergunta é: aquele noivo amava a sua noiva? No casamento a noiva diz sim para o noivo, no batismo você diz sim para Jesus. O batismo é uma ordem e ao cumpri-la você expressa o seu amor e fidelidade a Cristo.
2) É O PRIMEIRO DESEJO DO SALVO, SEGUIDO DE MUITA ALEGRIA
A Bíblia cita a conversão de um carcereiro que, na mesma noite, ele e os demais convertidos foram todos batizados com grande expressão de alegria (At 16.27-34). Vemos também que um alto oficial da rainha dos etíopes, que a Bíblia menciona apenas como um etíope, eunuco, que ao compreender o que Felipe explicava, na mesma hora, falou: “Eis aqui a água; que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração” (At 8.26-39). “Então, mandou parar o carro e ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco” (At 8.38). Aquele homem não precisou de escola de batismo, de tempo de fé, de nenhuma outra preparação especial, ele apenas creu em Jesus como seu único Senhor e Salvador e decidiu na mesma hora ser batizado. Há uma alegria indizível para quem se batiza (1Pe 1.6-9). Após ser batizado, o eunuco seguiu o seu caminho, “cheio de Júbilo” (At 8.39).
3) É UMA DECLARAÇÃO PÚBLICA DE FÉ
Para ser salvo a pessoa precisa crer e receber Jesus como seu Senhor e Salvador, arrepender-se de seus pecados e declarar publicamente a sua fé em Jesus (Rm 10.9,10). A Bíblia diz: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10.32,33). O batismo é uma confissão pública de fé. Você já fez a sua confissão de fé?
Conclusão: Amado, se você partisse hoje para a eternidade, você teria a certeza de sua salvação? A Bíblia afirma: quem crer e for batizado será salvo. Portanto, não deixe para depois o que você pode fazer agora, expresse seu amor a Cristo e participe do batismo.
Dicas para sua célula crescer: Enfatize a importância do batismo e leve-os com você.
Avisos – 13-15/12 Seminário Finanças com Pr Arão Xavier - 17/12 Batismo Homens e Mulheres as 9h no Maanaim - às 19h o Cultão final de ano na Praça do Avivamento (Em frente ao CCA). Quem tiver, levar a bandeira da Nação.
|
||||
|
|
||||
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: Efésios 1.15-23 – Mt 28.18-20
Introdução: O batismo é uma confissão pública de fé (Mt 10.32,33). Não é um ritual qualquer, mas um momento espiritual de unidade em Cristo. O batismo, historicamente, também se refere ao ato de dar nome a uma pessoa. No batismo, passamos a ter o nome de “cristão” ou “de Cristo”, tendo assim alguns benefícios. Vejamos, após o batismo:
1) PASSAMOS A FAZER PARTE DO CORPO DE CRISTO NA TERRA
Na igreja primitiva, ao aceitarem a Palavra da salvação, em seguida eles eram batizados como expressão de arrependimento (At 2.38). Dessa forma, passavam a fazer parte da igreja: “Assim que, os que receberam sua palavra foram batizados, e se acrescentaram naquele dia quase três mil almas” (At 2.41). No ato do batismo, o cristão é inserido na igreja, o corpo de Cristo (1Co 12.13). Ao descer às águas, a pessoa não está apenas confirmando seu compromisso com o Senhor, mas também com a igreja local, que é o Seu Corpo na terra (Rm 12.4,5, 1Co 12.12,13). Você já faz parte do grande Corpo de Cristo na Terra?
2) PASSAMOS A EXERCER UM CERTO NÍVEL DE AUTORIDADE
No dia de Pentecostes, o Espírito desceu como vento e fogo sobre os discípulos, dando poder à igreja (At 2.2-4). No batismo de Jesus o Espírito Santo desceu sobre Ele (Mt 3.16,17), na forma corpórea de uma pomba (Lc 3.21,22). Jesus só iniciou seu ministério depois de ser batizado, porque no batismo Ele recebeu a autoridade terrena por João Batista, e a dos céus pelo Espírito Santo. De igual modo, após o batismo, somos capacitados a um certo nível de autoridade para iniciarmos o nosso ministério na igreja.
3) RECEBEMOS UM REVESTIMENTO ESPIRITUAL
O Apóstolo Paulo diz: “todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes” (Gl 3.27). Esse revestimento fala de uma confirmação de identidade de filho de Deus (Jo 1.12). Há um testemunho dos céus sobre alguém que se batiza, crendo de todo coração, assim como aconteceu com Jesus homem ao ser batizado, quando o Pai Celestial falou: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.17). Você quer ser revestido com as qualidades do próprio Cristo?
Conclusão: O batismo é uma confirmação pública de fé na qual fazemos um pacto com Cristo. Assim como no casamento você diz sim para seu cônjuge, no batismo você diz sim para Jesus e passa a ser um só corpo com Ele. Com isso você passa a exercer um certo nível de autoridade para fazer a obra dele na Terra. Os céus vibram quando alguém se batiza, porque é uma confirmação de arrependimento. Você já se batizou?
Dicas para sua célula crescer: Reforce o convite do batismo. Oriente-os a convidar seus familiares, além de assistir, eles podem tirar fotos desse momento tão especial.
Avisos – 02/12 Batismo dos Jovens – 13-15/12 Seminário Finanças com Pr Arão Xavier - 17/12 Batismo Homens e Mulheres as 9h no Maanaim - às 19h o Cultão final de ano na Praça do Avivamento (Em frente ao CCA). Cada célula deve estar com a bandeira da sua Nação.