Estudos para Célula
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Quebra-gelo: Você quer romper em vitórias? Você quer lutar pela paz da sua cidade?
Texto: Jr 29.5-7 – Jr 29.11-13
Introdução: Deus tem planos para nós e é Ele quem pode nos direcionar rumo à vitória para restaurar tudo aquilo que precisa ser reconstruído em nossa vida, família, cidade, estado e nação. O povo de Israel, que havia sido levado cativo para a Babilônia recebeu diretamente de Deus uma série de instruções para que pudessem ser libertos e terem tudo restaurado. Eles viviam naquele momento numa situação tremendamente lastimável, mas o Senhor queria mudar tudo. Para que a vitória aconteça precisamos aceitar as instruções e as ações de Deus em nossa vida. Vejamos o que podemos extrair deste texto tão atual para os nossos dias:
01 – EDIFICAI CASAS E HABITAI-AS – Jr 29.5 - Sl 127.1-2 – Mt 7.24-27
As instruções de Deus a Jeremias são bem claras e o Senhor prometera recompensar a cada ação de Seu povo. A ideia central de “Edificar casas” é de que devemos construir bases sólidas para a nossa vida. Muitos edificam sua vida sobre a areia, mas, nós devemos edificar sobre a Palavra de Deus. Sobre a Sua Palavra é que somos solidificados. Não basta edificar, é preciso habitar. Habitar significa tomar posse, ocupar o espaço de influência em tudo o que foi conquistado. Vivemos dias em que as ideologias humanas tentam desestruturar as famílias e para resistir a esse ataque maligno é preciso ter uma base sólida na Palavra de Deus. Não adianta conhecer a Palavra e aceitar as influências malignas do mundo. Como está a sua casa?
02 – TOMAI MULHERES E GERAI FILHOS E FILHAS – Jr 29.6
O desejo de Deus para o seu povo sempre foi de crescer e multiplicar (Gn 1.28; Gn 9.7). Por isso estamos empenhados em ganhar 10% da nossa cidade para Jesus. Na eternidade Deus quer muitos filhos. Aqui também podemos aplicar o crescimento na conquista dos melhores lugares na sociedade. Por isso precisamos ser os melhores funcionários, os melhores patrões, os melhores profissionais e fazer tudo com excelência para honrar o nome do Senhor. No mundo em que vivemos crescer e influenciar é a nossa missão como Igreja. Se o povo de Deus conquistar os mais diversos patamares de lugares, certamente o Reino será propagado em todo lugar para as mais diversas esferas de pessoas alcançando todas as camadas sociais. Deus quer ver-nos crescer e multiplicar e nos ajuda para isso. Vamos romper e cumprir esse propósito.
03 – PROCURAI A PAZ DA CIDADE E ORAI POR ELA – Jr 29.7 – Tg 5.17-18
Aqui o Senhor instrui a agir e usar as armas da oração. Estamos na nossa cidade, para influenciar, conquistar espaço e contribuir por uma melhoria de vida em termos gerais. Devemos agir contra a violência, contra os crimes e orar sempre pela paz da cidade. O fato é que por trás de toda violência e criminalidade existem poderes demoníacos que precisam ser destronados. E a Igreja com sua autoridade espiritual tem papel fundamental nisso. Vamos procurar a paz e orar pela cidade, porque, na sua paz, nós teremos paz.
Conclusão - A vitória é algo que todo mundo quer, mas ela sempre tem um preço. É lamentável que muitos do povo de Deus pensam que podem ficar acomodados, encostados, esperando que Deus faça tudo por eles sem fazerem um esforço se quer. Isto é um grande engano. Jeremias, assim como Davi, José do Egito, Moisés e muitos outros homens de Deus estiveram diretamente envolvidos na política e na religião de sua época. Vamos orar e agir pela paz da nossa cidade e assim romper rumo à conquista dos 10% das almas para Jesus.
- Já retornamos as aulas presenciais do CEF -
– 13 e 14/11 Congresso de Mulheres: “Tempo de Florescer” -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto: Efésios 5.14 - 1João 5.11-12
Introdução: O que podemos fazer pelos mortos no Dia de Finados? Nada! Nem neste dia, nem em dia algum. Os mortos tiveram a oportunidade em vida de se decidirem por Jesus. Em vista disso, despertai “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8.36) No percurso da vida fazemos escolhas que determinam o nosso futuro. O dia de se fazer alguma coisa é hoje e vai refletir no amanhã, principalmente na eternidade. O ontem não podemos mudar, todavia o amanhã sim ao decidirmos por Cristo. Não é pecado lembrar dos mortos, isso é humano e bíblico. O problema é acreditar em ensinamentos que não tem respaldo na Palavra de Deus e pensar que podemos ajudar nossos entes queridos com nossas orações. Portanto:
01 – POR QUE NÃO ORAMOS PELOS MORTOS? – 2Sm 12.22-23
A intercessão dos que ficam não pode mudar o destino dos que já partiram. Está escrito em Hebreus 9.27 que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo!" Não é possível fazer mais nada pelos que partiram. Isso pode decepcionar muitas pessoas, contudo é o que está escrito. A Bíblia não foi feita para nos agradar, mas para nos orientar. Acender velas pelos mortos não resolve o problema da salvação. A Bíblia não fala de velas e nem de purgatório, porém, do Céu que Jesus prometeu aos salvos (Jo 14.2-3), e do inferno para onde irão os perdidos (Mt 25.41). Assim sendo, devemos orar e interceder apenas pelos vivos para que se convertam, aceitem Jesus e sejam salvos da morte eterna.
02 – HÁ VIDA APÓS A MORTE? – Mt 22.31-32
Sim! A Bíblia diz que todos irão ressuscitar, uns para a vida eterna e outros para a morte eterna (Dn 12.2). Quem tiver seu nome no livro da vida ressuscitará para a vida eterna, enquanto que aos demais, ressuscitarão para a perdição eterna, ou seja, para a segunda morte (Ap 20.11-15). - Podemos chorar pelos nossos entes queridos que partiram? Sim! É normal sentirmos saudades, no entanto vale lembrar que há uma promessa gloriosa para nós em 1Coríntios 15.52 ao dizer que: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”.
03 – VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA A MORTE? – Ec 6.12
A morte é fruto do pecado, enquanto que a vida eterna é um presente de Deus (Rm 6.23). A morte não é um ponto final, mas sim uma vírgula na história da vida. “Quem crer em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11.25). O vale da sombra da morte não atemoriza o coração do salvo. Se você possui um relacionamento saudável com Deus por meio de Jesus Cristo não precisa temer a morte. Jesus matou a morte na sua morte. "Jesus Cristo não só destruiu a morte, como trouxe luz à vida e a imortalidade mediante o evangelho" (2Tm 1.10). Para o cristão a morte não é o fim, mas uma promoção galardoada (Fp 1.21-23).
Conclusão: “O ser humano, por mais importante que seja, não pode escapar da morte; como os animais morrem, ele também morre” (Sl 49.20-NTLH). Somente uma vida nós temos e logo ela passará. Morrer rico e abastado porém sem Cristo é a maior loucura. Há uma eternidade após a morte e a decisão por Cristo faz toda a diferença. - “Você pode até viver sem Jesus, mas será horrível morrer sem Ele”. Como está a tua alma?
- 01/11 Batismo dos Jovens e Adolescentes – 13 e 14/11 Congresso de Mulheres “Tempo de Florescer” -
- www.igrejadoavivamento.com.br – ICP uma igreja que ama e se importa -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Atos 8.12-13 – Atos 2.38 – Romanos 6.2-8
Introdução: O que é o batismo? O batismo é um sinal visível de uma graça invisível. É uma ação de fé e aceitação. É a confirmação de uma aliança com Cristo. No batismo podemos ter duas certidões: a de óbito para o pecado e a de nascimento para a vida eterna. Jesus morreu e ressuscitou e simbolicamente no batismo nós também morremos e ressuscitamos com Cristo. Jesus é o nosso maior exemplo e depois de adulto, antes de iniciar seu ministério, Ele foi batizado nas águas. Se Jesus que era Jesus se batizou, imagine nós? Não deixe para depois, é hora de despertar para o batismo, porque:
1 - É UMA CONFISSÃO PÚBLICA DE FÉ – Rm 10.9-10
Para ser salvo precisamos crer e receber Jesus Cristo como único Senhor e Salvador, arrepender-se dos pecados e confessá-lo publicamente num ato de fé (Rm 10.9-10). A Bíblia diz: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10.32-33). No batismo você está dizendo diante dos anjos e dos homens que crê em Jesus como seu único Senhor e Salvador. Você já fez a sua confissão pública de fé?
2 - É UM ATO IMEDIATO DOS SALVOS COM MUITA ALEGRIA – At 16.27-34
A Bíblia relata na conversão do carcereiro que ele e os seus, na mesma noite, foram todos batizados. Com isso houve uma grande manifestação de alegria (At 16.33-34). A Bíblia também registra a conversão de um eunuco, alto oficial da rainha dos etíopes, evangelizado por Filipe, que ainda em viagem o abordou e disse: “Eis aqui a água; que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração” (At 8.26-39). “Então, mandou parar o carro e ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco” (At 8.38). Após ser batizado, o eunuco seguiu o seu caminho “cheio de Júbilo” (At 8.39). Geralmente o batismo após a conversão é seguido de muita alegria nos céus e na terra (Lc 15.10).
3 - O BATISMO É UMA ORDEM DE JESUS - Mt 28.19; Mc 16.15-16
O batismo não é apenas uma opção, mas uma ordem direta de Jesus! Jesus mandou fazer discípulos e batizá-los. Você ama a Jesus? Você obedece a Jesus? A Bíblia diz: “Aquele que me ama obedece aos meus mandamentos” (Jo 14.15). Conta-se a história do noivo que sempre dizia à sua noiva que a amava, só que um dia ela lhe fez a seguinte pergunta: você de fato me ama? Sim, respondeu ele. Em seguida a noiva disse: então, vamos nos casar? Ele respondeu: claro que te amo meu amor, mas, compromisso agora não! A pergunta é: aquele noivo realmente a amava? No casamento a noiva diz sim para o noivo, no batismo você diz sim para Jesus. Obediência, amor e compromisso sãos características dos salvos.
Conclusão: Se hoje você partisse para a eternidade para onde iria a sua alma? A Bíblia diz: “quem crer e for batizado será salvo.” Portanto, é hora de despertar e expressar obediência, compromisso e amor a Cristo descendo o quanto antes às águas do batismo!
- dia 25 BATISMO por nação no Maanaim, ver com seu líder o horário –
- Retorno das aulas presenciais CEF dias 29/10 e 01/11, inscrições na secretaria ao lado do CCA -
- www.igrejadoavivamento.com.br – ICP uma igreja que ama e se importa -
- Detalhes
- Escrito por: Pr. Zildemar
Texto base: Mt 28.18-20 – Mc 16.16
Introdução: A Bíblia nos ordena pregar o evangelho e batizar os convertidos. Porque no ato do batismo, ao imergirmos alguém nas águas, simbolicamente aquela pessoa está sendo sepultada com Jesus, e ao levantarmos ela das águas, estamos profetizando a ressurreição dela com Cristo para viver uma nova vida a partir daquele momento. Portanto, no batismo é onde expressamos o tipo de fé que temos; a fé que se identifica com Cristo e a sua obra na cruz. É hora de despertar e saber que o batismo é muito importante porque nele:
1 – SOMOS INSERIDOS NO GRANDE CORPO DE CRISTO – At 2.41
Na igreja primitiva ao aceitarem a Palavra da salvação, logo em seguida, todos eram batizados numa expressão pública de arrependimento (At 2.38). Após serem batizados passavam a ser contados como membros da igreja. Portanto, no ato do batismo, o cristão é inserido na igreja, o grande corpo de Cristo na terra (1Co 12.12-14). Ao descer às águas a pessoa não está apenas confirmando seu compromisso com o Senhor, mas também com a igreja local, que é um organismo vivo do Corpo de Cristo (Rm 12.4-5). Você já faz parte do grande Corpo de Cristo? Conhece alguém que aceitou Jesus e ainda não se batizou?
2 - RECEBEMOS AUTORIDADE ESPIRITUAL – At 2.2-4
No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu como vento e fogo sobre os discípulos, dando a eles poder e autoridade. No batismo de Jesus o Espírito Santo desceu sobre Ele na forma corpórea de uma pomba (Mt 3.16; Lc 3.21-22). Jesus só iniciou seu ministério depois do batismo. Porque no ato do batismo Jesus recebeu de João Batista a autoridade terrena e a dos céus pelo Espírito Santo. De igual modo após o batismo recebemos certo nível de autoridade espiritual para podermos iniciar a nossa atuação na igreja de Cristo.
3 - SOMOS REVESTIDOS DE CRISTO – Gl 3.27
O apóstolo Paulo escreveu: “todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes”. Esse revestimento fala de uma confirmação de identidade como filho de Deus (Jo 1.12). Há um testemunho dos céus sobre alguém que se batiza crendo de todo coração. Veja que na hora em que Jesus estava sendo batizado o próprio Deus disse: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.17). Você está revestido com as qualidades de Jesus Cristo em sua vida? Ao ser batizado você passa a ser revestido de Cristo.
Conclusão: Assim como no casamento a pessoa diz sim para seu cônjuge, no batismo a pessoa diz sim para Jesus e passa a ser um só corpo com Ele, passando a exercer certo nível de autoridade e poder espiritual. Os céus vibram quando alguém se batiza, porque é uma confirmação de arrependimento. Você já se batizou? Quer se batizar? Sabe de alguém que ainda não se batizou? O tempo está se esgotando e é hora de despertar para o batismo.
- Dias 16 à 18 Maratona dos 120 (On-line) – Dias 22 à 25 Cruzada de milagres Pr Hernane Santos –
- dia 25 BATISMO por nação no Maanaim, ver com seu líder o horário –
- Retorno das aulas presenciais CEF dias 29/10 e 01/11, inscrições na secretaria ao lado do CCA -
- www.igrejadoavivamento.com.br – ICP uma igreja que ama e se importa -